Exercícios que ajudam a mulher engravidar

8 de março de 2018

Diretamente interligados, os exercícios físicos fazem parte de uma vida saudável. Eles são responsáveis por manter o peso ideal e essenciais para o sistema reprodutivo funcionar plenamente. As atividades físicas regulam os hormônios relativos a fertilidade e mantêm o perfeito equilíbrio metabólico e hormonal – tanto nas mulheres, quanto nos homens.

As mulheres com Índice de Massa Corpórea (IMC) normal tendem a ovular mais regularmente por terem o sistema reprodutor funcionando de forma saudável. Para descobrir se você está com sobrepeso ou não, é só calcular o IMC. A conta é simples: divida o seu peso pela altura ao quadrado (peso/altura²). O índice normal deve estar entre 20 e 25, acima destes valores já é considerado sobrepeso.

Para você entender melhor: uma mulher que pesa 60kg e mede 1,60m terá o seguinte IMC – 60/1,60² = 23,4 -, ou seja, ela está dentro do peso ideal e tem mais chances de ovular com maior frequência.

“Os exercícios melhoram a pessoa de uma maneira geral: resistência, imunidade, bem-estar, autoestima. E são muito importantes não apenas para quem planeja ter um filho, mas para todos”, salientou Carlos Alberto Petta, obstetra e coordenador do Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e do Centro de Reprodução Humana de Campinas, em entrevista ao portal UOL.

Além de ajudarem a manter o sistema reprodutivo funcionando a todo vapor, os exercícios físicos também estimulam uma alimentação mais saudável. Pessoas que praticam atividades físicas regularmente tendem a se alimentar melhor para potencializar os resultados. Sem esquecer, que a alimentação também está diretamente ligada à fertilidade!!!

 

Cuidado!!!

Mas, atenção, tudo o que é demais faz mal! Você deve ter muito cuidado com o excesso, pois estudos da Sociedade Australiana de Fertilidade (The Fertility Society of Australia) comprovam que, enquanto os exercícios moderados ajudam na manutenção de um IMC adequado e, consequentemente, melhoram a fertilidade, os exercícios de alta intensidade fazem justamente o contrário, dificultando a ovulação.

Todas as atividades moderadas são consideradas boas por ajudarem a engravidar. Os exercícios mais aconselhados são: um tranquilo passeio de bicicleta, caminhada, yoga, pilates, hidroginástica e a natação. Claro, estas atividades devem ser feitas de forma leve.

Já os exercícios considerados intensos, como corrida, ciclismo rápido, musculação com cargas altas e ginástica aeróbica que exige muito esforço atrapalham o sistema reprodutivo, causando diminuição da ovulação.

Importante: atenção ao tempo que você passa se exercitando! Mais de 5 horas de exercícios físicos semanais podem afetar a fertilidade.

Perceba que o perfeito equilíbrio entre uma boa forma física e uma adequada prática de exercícios é responsável por manter uma boa fertilidade! Para o bebê chegar logo, tenha uma vida saudável, com a alimentação correta e pratique atividades físicas regularmente!

 

Fonte: http://www.ficargravida.com.br

Rua Boa Vista de Brotas, nº 22 Brotas, Salvador-BA
CEP: 40240-340

Contato
(71) 3036-4009 - (71) 99357-4777
evoluteacademia@outlook.com

CopyRight - 2024 © Evolute Academia - Todos os direitos reservados